top of page

Quais Recursos Você Utiliza Para Sair de Um Estado Emocional Ruim?

  • Coach Juliane Moura
  • 21 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Quais recursos você usa para sair de um estado emocional ruim? Você já parou para pensar sobre isso?

É fato que todos nós passamos por turbulências em nossas vidas, acontecimentos que mexem com nosso psicológico e quando percebemos estamos imersos em uma tristeza, ansiedade, raiva ou outra emoção negativa. O fato é que depende de nós sair desse estado, e a boa notícia é que temos recursos.

O primeiro passo é aceitar a emoção que está sentindo, perceber que não está bem e dizer para você mesma, tudo bem, estou sentindo isso agora e aceito, a partir da aceitação podemos escolher nos sentir melhor.

Algumas pessoas negam seus sentimentos ou culpam os outros pelo que estão sentindo, isso faz com que fiquem cada vez pior. Somos os únicos responsáveis por como nos sentimos, independente do que aconteceu e os únicos capazes de mudar esse estado, tudo começa na aceitação. Admitir nossa vulnerabilidade, não somos perfeitos e está tudo bem.

O segundo passo é usas os recursos que temos disponíveis para melhorar isso. É preciso entender que as emoções vem dos pensamentos, das conexões que acontecem entre neurônios, formando redes neurais , jogando no nosso organismo uma química hormonal específica e instalando uma emoção. Resumidamente nossos pensamentos determinam nossas emoções que determinam nossos comportamentos. O problema é que nosso cérebro está o tempo todo colocando tudo no "piloto automático", criando hábitos e muitas vezes nem percebemos o que estamos pensando, não temos consciência de quais pensamentos estão trazendo uma determinada emoção. A solução então é observar como estamos nos sentindo, e usar recursos para quebrar esse padrão. Um recurso disponível a todos nós o tempo todo é a nossa linguagem corporal. Pesquisadores como Amy Cuddy, Psicóloga Social da Universidade de Harvard entre outros, descobriram que nosso corpo é capaz de mudar nossa mente rapidamente. Quando nos colocamos em uma postura correta, postura ereta, ombros abertos, olhar no horizonte, cabeça erguida, sorrindo, nossa mente procurará congruência com a nossa nova atitude e os níveis de hormônios responsáveis pelas boas emoções aumentam significativamente.

É impossível ficar triste sorrindo, assim como não dá pra ficar alegre de ombros caídos e cabeça baixa.

Podemos usar com mais consciência nossos recursos e escolher usar nossa mente e nosso corpo para o nosso bem, então da próxima vez que você se perceber sentindo-se mal, lembre-se que você pode mudar isso e escolha agir para sair dessa emoção ruim, ao invés de se fechar e se permitir ficar imersa na tristeza, escolha sorrir e logo estará bem. Assim salvamos nosso dia, nossa semana e talvez nossa vida.

Se esse texto fez sentido para você, curta, compartilhe e principalmente coloque em pratica o que aprendeu aqui.

Amor e luz para você!

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page